top of page
  • lojacasadasnoivas

Não sabe qual véu escolher? Nós te ajudamos com um guia completo de dicas e tipos


 

Noiva precisa usar véu? Essa é uma pergunta muito comum entre as mulheres que estão na fase de escolher seus vestidos. A resposta à essa pergunta é não, porém, você quer usar um? Se sua resposta acima for sim, saiba que existem diferentes tipos e cada um passa uma imagem diferente. A dica é que…


Noiva precisa usar véu? Essa é uma pergunta muito comum entre as mulheres que estão na fase de escolher seus vestidos. A resposta à essa pergunta é não, porém, você quer usar um?

Se sua resposta acima for sim, saiba que existem diferentes tipos e cada um passa uma imagem diferente. A dica é que você escolha seu vestido, sua grinalda, seus sapatos e acessórios e se você sentir que o visual final precisa de um véu, aí sim você vai em busca de uma peça que combine com todas as outras escolhidas. Ele pode ser adicionado ao seu look de inúmeras maneiras. Sabemos que essa escolha é muito importante, por isso, reunimos todas as informações, tipos de véus e dicas que você precisa saber para acertar na escolha. Vamos lá!






O que é um véu de noiva?


Antes de discutirmos cada tipo de peça, vamos saber mais sobre o véu. Esse acessório é aparentemente simples, mas tem o poder de transformar o visual inteiro da noiva, fazer com que você se sinta realmente no grande dia.

Existem inúmeros tipos, desde os longos aos juliet caps – véu estilo anos 20. Ele tem o objetivo de complementar o look da noiva junto com o vestido, o penteado, a maquiagem, os sapatos, os acessórios e o buquê. E não tem problema se para o dia do “sim”, a sua escolha for fugir do vestido tradicional, o charme do véu é justamente por sua versatilidade, podendo ser usado com macacão ou terno, ou com o que você for usar!

Agora, se sua ideia é escapar dessa peça, saiba que existem muitas alternativas de acessórios de cabelo de noiva que podem finalizar seu look, como chapéus, halos, flores ou laços. Mas independente das nossas dicas, lembre-se, o dia do seu casamento é o único dia em que você terá uma desculpa para usar um véu, então não perca essa oportunidade!




Veja nossos promoções





Tradição: a história do véu de noiva


O uso do véu de noiva é uma tradição milenar. Historiadores dizem que na Grécia Antiga, as noivas usavam véu pois acreditavam que isso afastaria os maus espíritos de suas vidas, assim como também marcava o início de uma vida à dois.

Outras histórias também contam que a origem do véu veio dos antigos romanos. Ele era um pano longo – parecido com um lençol – vermelho chamado flammeum. Esses povos acreditavam que os espíritos malignos tentariam arruinar o casamento, então as noivas eram cobertas por este tecido na esperança de que os espíritos pensassem que a noiva estava em chamas e ficassem longe. Independente da história, ao longo dos anos ele foi ficando mais curto e usado para disfarçar a noiva ao invés de sugerir que ela estava pegando fogo.






Em diferentes culturas os véus eram usados para esconder o rosto da noiva de seu futuro marido e convidados até a chegada no altar. Quando o noivo o erguia, era um sinal de que a partir dali a noiva era dele e não estava mais sob a tutela de seu pai ou irmãos. O que nos leva à outra tradição, em muitos casos, a noiva não conseguia enxergar bem. É por isso que seu pai ou outra pessoa a acompanhava na entrada e entregava ao noivo.

Após vários anos, o significado por trás da peça se transformou conforme os costumes foram evoluindo e ele passou a representar a castidade e a obediência. Eles saíram de moda por alguns séculos e só voltaram a ser acessórios importantes para a noiva após o casamento da Rainha Victória, em 1840 – aliás, esse casamento inspira tendências até hoje.

Atualmente, as noivas em todo o mundo enxergam o véu como uma tradição contemporânea que simboliza inocência e pureza.




Como escolher o véu perfeito?

– Orçamento


Primeiro de tudo, assim como nas outras etapas da organização, é preciso entender o valor disponível para esta peça, já que modelos e tecidos podem variar de valor.

– Penteado

Depois de definido o orçamento é hora de decidir seu penteado. Dependendo de qual for seu estilo, você pode optar por um véu curto, médio ou longo.

– Experimente vários tipos

Agora é o momento de ir em busca do véu perfeito. Depois de decidir o vestido ideal, experimente vários véus para você ter a certeza do qual melhor combina com o seu o seu estilo. Seu visual pode mudar completamente apenas com a adição de um véu, então a melhor forma de escolher o modelo perfeito é experimentando.

– Cerimônia religiosa

É importante considerar o local da cerimônia religiosa na hora de escolher o comprimento do véu de noiva. De forma geral, a peça deve refletir o tamanho do local e o estilo da festa – se seu evento tiver uma vibe mini wedding, o véu curto ou médio será uma melhor opção do que uma peça longa que combina mais com uma grande catedral por exemplo.

Como usar um véu de noiva?

Véu e Grinalda

Você sabe a diferença entre véu e grinalda, além da expressão famosa? Sim, grinalda é um nome bem genérico dado a qualquer tipo de acessório ou enfeite que a noiva esteja usando em seu penteado, podendo ser tiaras, coroas, halos, pentes, presilhas, circlets, laços e muitos outros. Ideal para compor o visual!




Véu e chignon hair

Este estilo de coque baixo traz ao véu um ar romântico. O penteado pode ser desalinhado, com tranças, acessórios ou até mais arrumado, mas sempre na parte inferior da cabeça.








Tipos e Comprimentos de véus


Véu de noiva curto


Os véus curtos são modelos simples, porém lindos e sofisticados. Em sua maioria, dão um toque vintage e refinado a produção final da noiva, gerando um foco maior ao seu rosto:

Juliet Cap Veils

Este modelo super romântico foi inspirado foi inspirado no tradicional chapéu usado pelos atores do século XVI representando a heroína shakespeariana Julieta Capuleto. Foi muito usado no início do século XX, de 1910 a 1940 e agora está voltando com tudo.

O Juliet cap veils tem uma variedade de comprimento, e seu design é como se fosse um boné aberto de malha, renda ou crochê, que cobre a coroa da cabeça, preso em ambos os lados por pequenos pentes ou grampos. Esse estilo passa uma imagem boho e combina com rendas fluidas e silhuetas esvoaçantes.




Tradicionalmente esse modelo é usado sobre o rosto (terminando nos ombros) na entrada e caminho da noiva, combinado com um véu mais longo. O pai ou quem a estiver levando, levanta o blusher e revela o rosto da noiva pela primeira vez durante a cerimônia. Ele passa uma imagem delicada, além de resultar em lindas fotos para o álbum.




Véu de noiva médio


Esses tipos de véus são os mais escolhidos pelas noivas, pelo fato de manter um estilo tradicional, porém com mais leveza. Há diversas opções para te fazer sentir-se única e inesquecível:

Cotovelo

Esse véu faz jus ao nome, tendo como base de comprimento o cotovelo da noiva. O modelo de véu de noiva cotovelo pode ser uma boa escolha para noivas de estatura mais baixa, pois se estende até o cotovelo e cintura, não criando muito volume com o tule. Esse estilo combina com todos os tipos de vestidos, trazendo um ar romântico à produção, ideal para noiva que procura um véu descomplicado.





Esse véu de tamanho médio tem muito charme e dá mais mobilidade à noiva. Muito popular no final dos anos 1940 e no início dos anos 1950, sua altura chega à ponta dos dedos da noiva, é prático e super estiloso. Não é um modelo indicado para vestidos mais curtos, pois podem criar uma confusão nos comprimentos. Este é comprimento de véu atemporal e elegante, o qual, te passará uma imagem de noiva moderna e sofisticada.






O melhor véu de noiva para cada tipo de corpo


A primeira coisa que você precisa saber é que as nossas dicas não são regras. Você escolhe aquele que mais te agradar, ok? Mas existem algumas características que podem ajudar a tornar seu look visualmente mais harmônico. Confira nossa tabelinha abaixo e já salva aí com você:




O melhor véu de noiva para cada tipo de rosto


Assim como cada véu pode se dar melhor com cada tipo de corpo, acontece o mesmo com o formato do rosto. Como dissemos, você pode usar o véu que bem entender, o importante é que o visual final tenha a sua personalidade. Mas existem modelos de véus de noiva que combinam melhor com cada formato de rosto. Veja só:

Tipo de rosto redondo

Para este formato, descrito como sendo tão largo quanto longo, aposte num véu que o afine, com caimento em sua lateral. Ele pode ser longo, curto ou médio.

Tipo de rosto quadrado

Mulheres com rosto quadrado precisam de um véu que suavize o formato angular. Para isso, aposte em um modelo volumoso que possa emoldurar seu rosto na lateral.

Tipo de rosto oval

Um rosto oval pode ser definido como estreito e alongado. Para esse formato, os véus mais adequados são os curtos ou médios.

Tipo de rosto triangular

Para noivas que têm o rosto triangular, o melhor estilo de véu é o duplo, aqueles que tem uma parte superior mais curta e uma inferior mais longa.



O melhor véu de noiva para cada estilo de vestido

Vestido simples

Se o seu vestido for mais simples, escolha por um véu mais elaborado com aplicações e bordados no melhor estilo mantilha; se a sua ideia é um visual minimalista, opte por um véu sem enfeites para manter a estética.

Vestido clássico

Se você escolheu um vestido de noiva clássico, volumoso com renda, bordados e pedrarias ou flores, existem duas opções de véus para finalizar sua produção, e elas são bem opostas: um véu tão trabalhado quanto o vestido ou um bem simples para não tirar o foco do vestido de noiva.

Vestido com as costas nuas

Nesse caso, para visualizar o recorte das suas costas no vestido de noiva, a melhor opção é um véu leve e longo, sem ornamento para não impedir a visão.

Vestido com cauda longa

Esse modelo de vestido é super versátil – desde que as costas não estiverem nuas – e pode ficar icônico com qualquer tipo de véu. O véu catedral pode ser uma boa opção dependendo do estilo e local da sua cerimônia.

Vestido contemporâneo

Para as noivas mais modernas, é possível seguir a linha do estilo do vestido contemporâneo também no véu. Aposte nos modelos curtos como o véu no ombro ou o blusher para finalizar seu look.

Vestido vintage

Dependendo do estilo e década escolhida, o voilette ou casquete podem dar um efeito memorável à sua produção. Outra aposta é o modelo juliet cap veils, romântico e vintage!

Vestido curto

Se sua escolha foi um vestido curto, o véu mais indicado também são os modelos curtos. Além do voilette ou casquete, é possível usar um modelo com várias camadas para trazer volume ao seu visual final.

Bom, esperamos que este guia completo te ajude na escolha do seu véu perfeito. Veja mais posts em nosso blog que vão te ajudar a organizar seu casamento.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page