top of page
  • Foto do escritorEdson Berbel

Tudo o que você precisa saber sobre vestido de noiva pronto

Se você está pensando em comprar um vestido de noiva pronto, saiba que há boas vantagens! Para as noivas ansiosas e práticas, é a melhor saída, já que podem provar o modelo para terem a certeza de que ele fica lindo no corpo – sem surpresas (negativas)! Além disso, normalmente, o valor de um vestido pronto é mais vantajoso que o de um feito sob medida – o que não quer dizer que ele seja menos especial! Hoje em dia, muitas lojas/estilistas oferecem modelos prontos elaborados, super bacanas! Se quiser ideias de marcas, não deixe de conferir o nosso CZ Bridal Guide! E para te ajudar na busca do modelo ideal, listamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre vestido de noiva pronto:






Os tipos de vestido de noiva pronto


Há 3 tipos de modelos prontos:

  • o que está pronto na loja, que você pode levar para casa e no qual, se for preciso, podem ser feitos ajustes;

  • o do mostruário/catálogo que pode ser encomendado nas suas medidas;

  • o que já foi usado, normalmente vendido em sites especializados.

Antecedência


Escolher o vestido de noiva não costuma ser tarefa fácil! Por isso, o ideal é começar essa busca por volta de 12 meses antes do casamento. Assim, você terá tempo de provar vários modelos (seguindo todas as normas de segurança estipuladas pela OMS e pela loja que escolher), amadurecer as preferências e também definir o estilo do seu casamento com um todo (é legal que o vestido esteja em harmonia com o estilo da festa). E se, no final, optar por um vestido importado feito na sua medida, terá tempo para que todo o processo de importação seja realizado. Mas é claro que noivas que dispõem de menos antecedência também conseguem encontrar boas opções prontas.


Prove todos os estilos


Você com certeza salvou várias referências e pode até ter se a-pai-xo-na-do pelo modelo X – e ter certeza de que o Y não é a sua cara. Mas, pela minha experiência, vale a pena provar o X, o Y, o Z… porque, no corpo, tudo muda! Já vi noivas que estavam certas de que queriam um vestido sereia se apaixonarem por um modelo de saia super volumosa quando se viram nele! Às vezes, achamos um decote lindo na foto, mas o que nos veste melhor é um completamente diferente… Por isso, não tenha pressa e prove tudo o que puder – você pode se surpreender!

Customização

What you see is what you get? Sim, essa é a vantagem dos vestidos de noiva prontos. Mas isso não quer dizer que não haja possibilidade de fazer customizações. A maioria das lojas oferece essa opção, caso você queira mudar alguns detalhes. Uma alça diferente, uma outra cor de forro, acrescentar um cinto bordado… enfim, as possibilidades são várias. Essa personalização pode te deixar mais segura e contente com o vestido.





Budget pré-definido


Se você já assistiu ao programa Say Yes To The Dress, deve ter reparado que a primeira pergunta que fazem às noivas é: qual o seu budget? Por aqui, não é muito diferente. Pense que as lojas tem muuuuitas opções de modelos e uma gama de preços variada. Por isso, é importante informar o seu limite, para que a vendedora possa selecionar os vestidos mais lindos que cabem no seu bolso. Sonhar com vestidos que estão muito fora do seu orçamento só gera frustração.


Como avaliar o preço de um vestido


Para entender por que um vestido custa mais que o outro, é preciso entender a complexidade do design de cada modelo, a qualidade dos materiais e o trabalho de mão-de-obra. Um vestido liso pode ser mais caro que um bordado, se ele tiver uma modelagem mais complexa (o que implica em mais horas de confecção), um tecido de seda pode ser mais caro que uma renda de qualidade inferior, um bordado de linha feito à mão pode ser mais caro que um bordado repleto de brilho feito à máquina…


E se tiver uma noiva com o mesmo vestido no mesmo dia?



Há lojas que têm o cuidado de vender apenas um vestido por modelo para uma determinada data. Ainda assim, não existe garantia de que a noiva terá exclusividade, pois uma outra noiva pode ter comprado o mesmo modelo em outra loja/cidade/país, dependendo da marca.

Mas, como sempre digo, cada noiva é única! Cada pessoa veste a roupa de um jeito! Além disso, acessórios diferentes e cenários diferentes mudam tudo. Por isso, não vejo essa questão como um problema. Mais importante do que ter um modelo “exclusivo”, é ter a certeza de que aquele é o melhor para você!





Sobre os pontos mais objetivos ligados ao preço dos produtos, temos hoje no Brasil um valor muito similar ao que é ofertado nas grandes capitais do mundo – e ainda com a vantagem do parcelamento. Fora isso, não se pode esquecer que há alguns custos extras quando a compra é feita no exterior: passagem e hospedagem para ir comprar o vestido e voltar para buscá-lo; IOF sobre o produto; riscos de cobrança de taxas na alfândega; todo e qualquer ajuste no vestido tem um preço em dólar/euro…

E o que considero o ponto mais delicado: é muito comum que as noivas que trazem vestido de fora precisem de ajustes de última hora (normalmente porque emagreceram perto da data). E elas ficam perdidas por não terem uma costureira de confiança. É um risco danado ajustar o vestido de noiva com uma costureira que não seja, no mínimo, excelente!

13 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page